Ubuntu

Em uma data desconhecida.

Um antropólogo que estuda costumes de uma tribo africana propôs uma brincadeira para as crianças da tribo.

Encheu um pote enorme com doces e guloseimas, e colocou em baixo de uma arvore distante, aquela que chegasse primeiro, ganharia todos os doces. De imediato as crianças se alinharam para a corrida, porém quando o antropólogo gritou 1...2...3 e já, todas as crianças deram as mãos e correram, quando chegaram juntas distribuíram os doces entre si e começaram a come-los.

O antropólogo sem entender perguntou qual a razão disso? não era esta a proposta da corrida e explicou como funciona, quem chegasse primeiro fica com todo o pote.

As crianças responderam:
- UBUNTU.Como poderia um de nós ficar feliz se todos os outros estão tristes?
Ubuntu significa :“Eu sou quem sou, por que somos todos nós.”

Em 04 de Outubro de 1985, o programador americano Richard Matthew Stallman fundou a Free Software Foundation (ou FSF), uma ONG voltada a apoiar o Movimento do Software Livre.

O objetivo desta Fundação é promover a liberdade universal acessíveis a todos.

A filosofia do software livre se apoia no conceito destas liberdades essenciais:

• A liberdade de executar o programa como você desejar, para qualquer propósito.
• A liberdade de estudar como funciona, e adaptá-lo às suas necessidades.
• A liberdade de redistribuir cópias deste software, de modo que você possa ajudar ao próximo.
• A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas a outros. Desta forma, você pode dar a toda comunidade a chance de beneficiar de suas mudanças.

Em 1991, Linus Torvalds começou a distribuir seu próprio sistema operacional aberto, que combinava código desenvolvido por ele com alguns utilitários desenvolvidos pelo Projeto GNU, utilizando a GNU General Public License. E é por isso que o GNU/Linux, o primeiro sistema operacional aberto completo, é conhecido também como Linux.
Existem várias distribuições do Linux, o meu preferido é o Ubuntu, fui fortemente influenciada a experimenta-lo, por um professor no meu primeiro ensino técnico, o nome ubuntu foi escolhido por seu significado falado anteriormente.

Atualmente a área da informática é muito ampla e só vem crescendo, a procura por programadores capacitados está aumentando, junto com a “internet das coisas” (IoT).

Todos querem o progresso pessoal, sim, isso é importante, mas vivemos em sociedade, o seu progresso pessoal está a serviço do progresso da comunidade? Você compraria seu próprio serviço, produto ou se contrataria como funcionário? Suas relações em geral foram agradáveis?
A suas relações foram feitas através do seu comportamento pessoal, e isso é um fato, quem você é, é resultado do que você fez, assim como sua comunidade é o que você ofereceu, não existe culpados pelo que acontece a comunidade em geral, mas, ela é resultado de tudo que temos, e oferecemos, e temos a oferecer, é resultado do que somos, não deve se tirar proveito de nada e ninguém, sem que isso reflita na mesma, as desculpa não minimiza o que já foi feito, nenhuma injustiça é merecedora, nenhum merecimento é único, nada do que realmente se fez e for feito é bom se vindo de humilhados.

“Uma pessoa com Ubuntu está aberta e disponível para outros, apoia os outros, não se sente ameaçada quando outros são capazes e bons, baseada em uma autoconfiança que vem do conhecimento que ele ou ela pertence a algo maior e é diminuída quando os outros são humilhados ou diminuídos, quando os outros são torturados ou oprimidos.”